[Resenha] O Silmarillion - J. R. R. Tolkien


Editora: Martins Fontes
Autor: J. R. R. Tolkien
ISBN: 9788578271268
Número de Páginas: 460
Comprar


Resenha: História Deliciosa


Achei a última história tão “deliciosa” que não me contive até a acabar de ler. Esta, Dos Anéis do Poder e da Terceira Era, relata exatamente isso, a origens dos Anéis do poder e o fim da Terceira Era, o que acaba por se traduzir numa introdução e num pequeno resumo à trilogia O Senhor dos Anéis. Gostei de conhecer uma pouco mais da história de Gandalf e do contexto em que este começa a fazer parte da história. Confesso que me agitei quando li um diálogo entre Gandalf e Elrond, um dos primeiros a abrir o filme A Irmandade do Anel, pois “senti” a ligação com o filme e a trilogia, para além de achar as palavras de Gandalf inteligentíssimas.
Fazendo a minha resenha do livro, posso dizer que nele nos é narrada a história de Arda desde a sua origem (ou até antes dela) até à passagem para a 3ª Era, a mesma que nos é retratada em O Senhor dos Anéis. A descrição de todos os fatos é um sopro de genial realismo que nos transporta para a ação e nos faz crer, tal como crianças, que tudo aquilo é verdadeiro.
Nada escapa ao autor e por isso é possível visualizar um mundo completo e profundo, repleto de magia em cada rio, a transpirar paz em cada estrela, com uma alma em cada floresta, mas também com grandes demônios em cada sombra. Neste mundo o tempo não para, e quanto mais perfeitos os seres se vão tornando mais próximos ficam da imperfeição e destruição.
Tudo é imensamente intenso na história, seja um amor ou uma maldição, uma guerra ou um laço de sangue, e não há tempo que pague estas marcas, pois o próprio mundo muda e se adapta com a ira dos deuses ou a força das guerras.
É uma história completa mas que pede, no entanto, para ser continuada nas seguintes obras do autor. Foi o primeiro livro de Tolkien que li, no entanto é já um dos que mais me tocou, não pelo sentimentalismo que tem, mas pela força e profundidade das palavras.
Mais uma vez recomendo a leitura deste livro, não só aos amantes do fantástico ou já leitores de Tolkien, mas a todos quantos estejam interessados a ser marcados por este mundo, pois tal como dizia um certo crítico “a leitura encontra-se dividida em duas partes: a daqueles que já leram O Senhor dos Anéis e aquelas que o vão ler”, mas podemos considerar que esta máxima se estende a outras obras do “mestre” como O Silmarillion.
Um livro fantástico!

5 comentários:

  1. oi, deu uma vontade ler o livro ^.^
    aceita parceria? www.livrosecaprichos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Estou lhe seguindo, e voltarei depois, para ler com mais calma.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oii flor, Seu blog é muito fofo, estou seguindo.

    Beijo
    Jaine - Little Things
    (http://little-things-for-you.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  4. tem selinho pra vc lá no meu blog
    http://adpiagge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tem um selinho par você lá no meu blog
    http://lireliegostei.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)