Lançamento - Literatura Nacional - Parêntese Editora - A Outra Face Policial - Ana Carvalho e Bianca Galhano

A concepção desse livro se deu a partir de questionamentos sobre nosso papel de psicóloga dentro de uma instituição policial na qual não podíamos fazer “psicologia” embora fosse requisito (ter formação em psicologia) não era permitido por nossos contratantes.
De tanto ouvirmos falar mal da Instituição e por conseqüência dos policiais, devido à falta de conhecimento de causa, resolvemos mostrar o verdadeiro lado desses homens, sua Outra Face. A vida difícil que levam devido à profissão, seus medos, suas angústias...nos chamaram atenção e foi o ponto de partida para elaboração do projeto Qualidade de Vida que infelizmente não foi posto em prática. Para que a idéia não ficasse perdida, amadurecemos o projeto e o transformamos nesse livro, baseado em histórias verídicas, depoimentos e relatos emocionantes de quem passou por essa instituição chamada Delegacia Legal.
Visto que a criminalidade cresce assustadoramente, fazendo com que muitos profissionais de segurança pública fiquem felizes quando chegam às suas casas, após um dia exaustivo de trabalho, e, ao mesmo tempo, refletem se vale a pena continuar com todo esse esforço, que muitas vezes é esquecido pela sociedade, pois temos o hábito de só lembrar os fatos desabonadores da conduta de alguns.
Através de relatos, histórias verídicas e depoimentos, mostraremos neste livro, como é o dia-a-dia de uma delegacia de polícia e a difícil vida desses profissionais: seus anseios, angústias, vida privada, medo de morrer em serviço ou ser morto por ser identificado como policial. E o lazer? Será que eles ainda sabem o que significa essa palavra?
Pretendemos, com esta obra, tentar desmistificar o papel do policial perante a sociedade e impulsioná-lo a respeito de seus direitos, a partir de experiências vivenciadas por profissionais (policiais, técnicos e estagiários) e a sociedade dentro de uma delegacia sob o olhar clínico de profissionais; que atuaram na área de atendimento social do Projeto Delegacia Legal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)