[Lançamento] Amor e Obstáculos - Aleksandar Hemon - Editora Rocco


Livro: AMOR E OBSTÁCULOS
Tradução: Geni Hirata
ISBN: 978-85-325-2319-8
Páginas: 208
Formato: 14x21
Preço: R$ 27,00






_________________________________________________
Sinopse:

Um jovem aspirante a escritor, um homem com influências multiculturais, mas cuja formação emocional e psicológica é inseparável de suas origens: a antiga Iugoslávia, na qual se inspirou para tornar-se, com o tempo, um célebre autor. Guardando lembranças profundas de sua identidade, este homem sem nome brinda os leitores com contos em que relata suas experiências mais corriqueiras e inesquecíveis. Assinado pelo premiado autor bósnio Aleksandar Hemon, Amor e Obstáculos é uma coletânea de contos com tintas autobiográficas na qual o protagonista é um jovem escritor relembrando passagens de sua vida.

Hemon retrata na visão deste homem questões comuns a qualquer ser humano, não importa sua origem. Mas, ao mesmo tempo, traz com toda força o impacto de sua identidade em sua formação, ao mostrar os pensamentos de um jovem filho de diplomata na comunista, mas cosmopolita Sarajevo, que irá viver nos Estados Unidos justamente quando a cidade cai durante a guerra, como explorado na história "Soldado americano".

Nos contos, experiências ganham leituras e sentidos completamente diferentes do que inicialmente é apresentado. É o caso da história de abertura "Stairway to haven", no qual o então adolescente passa uma temporada com a família em Kinshasa, capital do Congo, quando o pai assume um posto de baixo escalão no consulado iugoslavo local, no início dos anos 1980. Como um Joseph Conrad contemporâneo, o jovem descobre os encantos do Congo à sua maneira: ao invés de se aventurar pelos perigos e mistérios da natureza africana, ele se envolve no caos urbano de uma cidade em constante convulsão. Spinelli, um americano com obsessão pelo Led Zeppellin e que vai iniciá-lo, literalmente, a um mundo de sexo, drogas e rock'n roll, é o "nativo" de quem mais se aproximará.

O autor também transforma experiências aparentemente banais em aventura e drama. Em "Tudo", o jovem é escalado pelo pai a adquirir para a família um grande freezer. Algo simples, se o pai não tivesse encontrado o modelo mais barato em um vilarejo no interior da Eslovênia. Era tudo o que um jovem de treze anos poderia querer. Distância da família e a oportunidade de explorar sozinho novos e desconhecidos territórios. No caso dele, uma aventura que começa com uma interminável e tensa viagem de trem com sérvios mal-encarados e termina com a pretensão de uma iniciação sexual com uma mulher casada.

Com sarcasmo e humor, o autor das coletâneas de contos E o Bruno? e As Fantasias de Pronek volta ao gênero que o consagrou depois do elogiado romance O Projeto Lazarus. Não se trata apenas de passar a limpo a autobiografia de imigrante a partir de suas memórias. Num flerte com a fábula e com o hilário, cada conto de Amor e Obstáculos faz o mundo voltar a ser um lugar surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)