[Resenha] Água Para Elefantes - Sara Gruen - Editora Sextante

Sinopse: Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Resenha:  Terminei de ler esse livro e pensei: "Nossa vai ser difícil definir o que estou sentindo agora". Em um percurso que oscilou entre achar trechos ora sensacionais, ora piegas tenho que admitir que o despertar da condição humana é um traço marcante na criação de Sara Gruen. Água para Elefantes conta a história dos circos norte-americanos da década de 30 e também esboça o tema da terceira idade. Em uma casa para repouso, Jacob Jankowski nos conta através de seus pensamentos como foi sua vida logo após um acidente que matou seus pais. Transtornado com o ocorrido ele foge da cidade pulando no primeiro trem que passa pelas redondezas. Esse trem é nada mais, nada menos que o trem do circo Irmãos Benzini - O Maio Espetáculo da Terra. Sara Gruen nos envolve de forma sutil em sua história e seus personagens. Um livro leve e gostoso. Estou realmente em dúvida se recomendo Água para Elefantes ou não. Recomendaria por ser uma leitura fácil e por alguns de seus personagens serem simplesmente fantásticos e apaixonantes, Jacob até durante sua rabugice conseguiu me encantar, Marlena com sua doçura e Walter com sua fidelidade me fizeram continuar essa leitura. Mas tenho que confessar que por algumas vezes senti vontade de fechar o livro e abandonar a leitura, Rosie... tão querida e adorada Rosie, me fez dar nós na garganta, meus olhos  encheram de lágrimas e me tirou muitas risadas, muitas mesmo. Enfim... um romance delicioso, porém digo para aqueles que como eu tem algum tipo de amor incondicional e especial pelos animais, será uma leitura muito dolorosa. 

5 comentários:

  1. Oi Ana,Ainda não li este livro e tenho muita vontade de lê-lo. Agora com sua resenha eu fiquei ainda mais interessada. Apesar de saber que vou sofrer com a leitura pois sou contra a prisão e o adestramento de animais e também de circos.
    Muito boa sua resenha.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Li mtas resenhas sobre este livro, sempre fico babando com elas, é lindo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, apesar de eu ser contra circos e o que eles fazem lá com os animais. Mas acho que o ponto principal desse livro é uma história de amor, e não a crueldade com os animais.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, fazia tempo que queria ler esse livro!!!! Resenha muito boa, parabéns seu blog é lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. já ouvi muito sobre esse livro, e sua é muito boa

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)