[Resenha] Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Tenho uma maldição.
Tenho um dom.
Sou um monstro.
Sou sobre-humana.
Meu toque é letal.
Meu toque é poder.
Sou a arma deles.
Lutarei contra eles.


Esta é uma distopia jovem adulto que os leitores  vão amar ou odiar, e no meu caso, eu adorei. A história é contada sob a forma de entradas no diário de Juliette, uma jovem de 17 anos que foi presa pelo "Restabelecimento", a facção do poder que é suposto para renovar a sociedade. Mas, como a maioria das distopias, o novo grupo no controle tornou-se embriagado pelo poder e despótico.
Em Estilhaça-me, a voz da escrita vem em forma do diário de uma garota. Não tenho objeção ao uso ocasional de imagens poéticas, exagero, ou pensamentos incompletos para refletir o caminho real dos pensamentos de Juliette. Na minha opinião Mafi usa ilusões sonsoriais, presta uma gama maior de tons à suas palavras, e, portanto, ajuda a quebrar a distância entre o leitor e o texto, e expandir os limites do realismo textual. Além disso essa história é muito interessante. Porque Juliette não é capaz de tocar ou ser tocada por outra pessoa. Sua vida toda, ela havia sido evitada e injuriada, está faminta por afeto e pelo toque de outro ser humano. Suas relações são com personagens dos livros: "Eu vivi o amor e a perda através das histórias, eu experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro no osso, tendões, pensamentos e imagens todos juntos. Eu sou um ser composto de letras, um personagem criado por frases, um fruto da imaginação formada através da ficção".
Mas quando Juliette descobre que, miraculosamente, há aqueles que podem tocá-la (talvez aqueles que a amem), ela renasce: "Meus coração está batendo tão rápido que não entendo porque ele ainda está trabalhando. Está afastando a dor, a mágoa, os anos de auto-aversão, as inseguranças, as esperanças frustradas de um futuro que eu sempre imaginei como obsoleto. A intensidade do nosso corpo pode quebrar essas paredes de vidro".
Há algumas críticas quanto ao fato de que, especialmente na seção final do livro, há semelhanças demais com os X-Men, e uma mistura indesejável de gêneros de distopia e do paranormal. Embora de fato existe alguma semelhança, quadrinhos são projetados para fornecer um tipo diferente de gratificação do que prosa, há uma grande distância entre uma "idéia semelhante" usado em uma história em quadrinhos, e as nuances de um livro, história de fundo, o desenvolvimento do caráter, reflexão, elaboração de emoção, o diálogo, e assim por diante.
Esta primeira parte da trilogia mostrou criatividade, a representação de um romance jovem lindo e uma exploração legal de diferentes tipos: família, amor e amizade. Há menos ênfase na construção de mundos e mais sobre uma jovem definida como uma abominação, aprende a se sentir bem sobre si mesma.

Um comentário:

  1. :a Bom... coo podem ver perdi todos os comentários do programa disqus. Para aqueles que estão participando das promoções do blog, não se preocupem pois a participação está validada no formulário do sorteio.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)