[Resenha] Ladrão de Almas - Alma Katsu


"Os leitores não serão capazes de tirar os olhos
desta hipnotizante história de Katsu."
Starred Booklist


No turno da noite de um hospital no estado do Maine, o Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas, no momento em que Lanore McIlvrae - Lanny - entra no pronto-socorro, muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como as outras pessoas que Luke conheceu. E Luke fica, inexplicavelmente, atraído por ela... mesmo sendo suspeita de assassinato. E conforme Lanny conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassam tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido.
Seu relato apaixonado começa na virada do século 19 na mesma cidadezinha de St. Andrew, quando ainda era um templo puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny fará qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela tem de pagar é alto - um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E, agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação depende totalmente de seu passado.
De um lado um romance histórico, de outro uma narrativa sobrenatural, Ladrão de Almas é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional, não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir. E revela como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.


Lanore acabou de matar o amor de sua vida, Jonathan St. Andrew. Ela é presa e levada para o hospital local coberta de sangue. Dr. Luke Findley é um cirurgião que está de plantão neste mesmo hospital naquela noite. Ela implora para que a deixe escapar. Ela não pode ir para a cadeia, pelo que ela é. Ela demonstra sua capacidade de cura para Luke, mas para que ele realmente possa entender, ela lhe conta sua história. Conta sobre sua vida no Maine no início de 1800 e do belo rapaz, Jonathan, por quem estava obcecada desde que era uma garotinha. Eles se tornaram amigos para o desespero de suas famílias. O tempo passa e Jonathan já dormiu com todas as mulheres disponíveis e não disponíveis da cidade, exceto Lanny, quem sabe ter sentimentos óbvios por ele. Quando enfim uma tragédia os une. Lanny está animada pois finalmente ganhou o afeto de Jonathan. Mas, como são de níveis sociais diferentes, não podem ficar juntos, ou pelo menos, Jonathan não vai lutar por ela, e Lanore é mandada para Boston. Uma vez em Boston, ela é pega nas ruas  por abutres, que usam a sua juventude e ingenuidade. Ela fica envolvida em um mundo sobrenatural, onde um homem, Adair, gosta de transformar as pessoas para sua própria diversão. Adair tem sua própria história e segredos que Lanore vai descobrindo com o tempo. Então quando Adair ouve da beleza de Jonathan, ele não quer nada mais do que encontrar o amor de Lanny. A construção de "Ladrão de Almas" tem potencial para um tipo novo e misterioso de imortalidade. Os imortais tem um interessante conjunto de regras, o que eu acho fabuloso. Eles podem viver para sempre, sem dor, mas só podem ser feridos por seu criador. História muito inteligente e bem ambientada para a época representada. Quanto aos personagens, não consegui simpatizar com ninguém e muito menos ter afinidade. Quando comecei a me sentir mal por Lanore o sentimento foi arruinado por seus sentimentos por Jonathan. O título tem muito a ver com essa relação. Jonathan sempre levou tudo de Lanore, seus sentimentos, sexo, tudo que ela estava disposta a oferecer por seu afeto, mas ele nunca devolveu, apenas usurpou. Ele tentava fazê-la feliz, mas em questão de segundos ele a humilhava, a tratava como uma completa estranha. O relacionamento deles é tão chato e frustrante, mesmo quando Lanore reconhecia que precisava esquecê-lo e seguir em frente, ela simplesmente não conseguia se desvincular. Adair foi o mais assustador e me sentia sugada para dentro da história quando ela estava na página, embora cruel e medonho era o personagem mais apaixonante. Ladrão de Almas é um ótimo romance mesmo com os aspectos frustrantes de relacionamento entre Jonathan e Lanore. Recomendo este livro para os amantes do sobrenatural como eu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)