||Resenha|| A Aprendiz - Livro 2 - Trudi Canavan


Título: A Aprendiz
Título Original: The Novice
Autor: Trudi Canavan
Tradutor: Frank de Oliveira e Julio Monteiro de Oliveira
ISBN: 978-85-8163-025-0
Ano de Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2004
Número de Páginas: 544


Irmadin é uma cidade de intrigas obscuras e políticos perigosos, onde aqueles que possuem magia, possuem o poder. Uma jovem com dons mágicos extraordinários caiu de repente nesse sistema tradicional. Adotada pelo Clã dos Magos, sua vida mudou para sempre. Mas para pior ou para melhor?
Sonea sabia que enfrentaria um treinamento difícil no Clã dos Magos, porém o que ela não tinha percebido era o nível de aversão que enfrentaria de seus colegas aprendizes. Os filhos das famílias mais poderosas do reino pareciam estar determinados a vê-la falhar, não importava o que custasse. No entanto, ao aceitar a proteção do Lorde Supremo do Clã, Sonea pode ter traçado um destino obscuro e sem esperança, pois o Lorde Supremo guarda segredos mais escuros que sua túnica negra.

Resenha
"A Aprendiz" é o segundo livro da Trilogia do Mago Negro. O leitor não precisa ter lido o primeiro livro para compreender o segundo. Obviamente, se você leu terá maior compreensão dos personagens.
A história segue Sonea novamente, desta vez quando ela começa seu primeiro ano no Clã dos Magos - uma escola para magos. Sonea é a primeira aluna a ser das favelas e não uma filha das famílias poderosas. Isso faz com que os outros alunos tentem intimidá-la e constantemente pô-la em apuros. Um aluno, Regin, tenta de todas as formas encontrar um meio de expulsá-la, e gasta todo o seu tempo livre a atormentando. O livro segue com Sonea lidando com a brutal intimidação, inclusive estudando mais e fazendo amizade com a bibliotecária.
Todo mundo que lê este livro vai sentir a dor de Sonea a ser constantemente intimidada. É muito bem descrito, e sua personagem parece sempre ter uma dignidade silenciosa. Suas reações são críveis, e ela realmente cresce como pessoa ao longo do livro. Os outros personagens brilhar também, de Rothien, seu guardião, para o Senhor Supremo, o mago negro do título. Há lotes de política inter-mágico. Isso significa que metade da história concentra-se em Dannyl e sua viagem de embaixadores para terras estrangeiras. Embora interessante, às vezes, a ação passa de Sonea para  Dannyl, e isso pode ser frustrante para o leitor.
"A Aprendiz" é uma história de escola de magia tradicional, com realismo e perigo muito real. O livro é de leitura fácil, e às vezes pode ser muito cativante. 
Como tal, ela começa seus estudos como uma aprendiz no Clã dos Magos. Posteriormente, a história de Sonea torna um tanto parecida com a de Harry Potter. O de maga humilde, com grande poder, sofrendo as atenções do Mago Negro, apesar de seus maiores esforços para se manter no anonimato.
Enquanto, por vezes, uma história que espelha um outro personagem, pode ser um prejuízo para o outro, neste caso, não é assim. Trudi Canavan tem uma melhor compreensão da narrativa e capacidade de escrita que Rowling faz, e faz com que a jornada de Sonea através de suas aulas ainda mais interessante. Mais ainda, dentro dos confrontos e conflagrações que se originam a partir do combatente menor e relação de classe superior, Canavan se permite apresentar ao leitor os detalhes mais finos da magia de seu mundo. 
É preciso uma mão hábil para surpreender não só o leitor, mas o personagem também, e no enredo do Senhor Dannyl, que é exatamente o que acontece, e só serve para surpreender e entreter o leitor ainda mais.
Este foi o meu favorito dos livros, e eu estou no meio da terceira e última parte da trilogia. A série é uma obrigação definitiva para quem gosta de uma boa fantasia, e seria especialmente bom para os filhos ou sobrinhos e sobrinhas que queriam entrar na fantasia. Não é muito difícil, mas de nenhuma maneira um "livro infantil". 
Se você não está lendo Trudi Canavan, você está definitivamente perdendo. 

2 comentários:

  1. Sua resenha desse segundo volume só me deixou ainda mais arrepiada. Parece ser realmente uma leitura obrigatória! Muito bem feita e de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que não precisa ler o primeiro livro pra entender esse. Que legal! Adorei sua resenha, fiquei com ainda mais vontade de ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário. Ele é muito bem-vindo. E, vai me fazer muito feliz. =)